terça-feira, 13 de março de 2012

Demorei, mas voltei!

Este ano começou a todo vapor! Tanto que nem tive muito tempo para cozinhar, muito menos para postar qualquer coisa por aqui! Que loucura!

Felizmente, visitar o restaurante Moinho de Pedra, da Chef Tatiana Cardoso, me deu coragem para testar uma das receitas do livro Cozinha Natural Gourmet, da própria Tatiana. Pelo que vi, o livro está esgotado no fornecedor. Uma pena!

Marido e eu amamos iogurte e eu nunca tinha acertado uma receita a ponto de não ficar com gosto de coalhada. Eu adoro coalhada, mas sempre ficava frustrada porque não tinha gosto de iogurte.

Enfim, a receita perfeita! Aliás, visitem o restaurante! Vale a pena. Só uma dica, durante a semana o almoço é mais barato. 


 
Iogurte e calda de frutas vermelhas

1 litro de leite tipo A
2 colheres de sopa cheias de iogurte natural

Calda:
500g de framboesas congeladas (usei 2 caixinhas de morango fresco)
1 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara (usei mascavo)
1 colher de sopa de maisena
1/2 xícara de morangos em pedaços
1/2 xícara de ameixas vermelhas em pedaços ou pêssegos (usei 4 ameixas grandes)
1/2 xícara de cerejas ou uvas sem caroço (usei uvas)

Iogurte natural:
Numa panela, ferva o leite. Deixe esfriar até atingir 40ºC. Enquanto isso, aqueça o forno por 10 minutos. Misture o iogurte com 1/2 xícara do leite até dissolver completamente. junte ao leite da penla e misture. Distribua em tigelinhas induviduais ou em um pirex fundo. Desligueo forno e coloque o pirex no forno com a luz acesa. Deixe a noite toda ou por pelo menos 8 horas. Leve à geladeira e consuma depois de 24 horas. Este iogurte fica mais líquido.

Iogurte escorrido (mais cremoso):
Forre um chinois com uma fralda de algodão. Apoie o chinois sobre o balde, no qual deverá caber todo o soro escorrido. Para quem não tem uma peneira do tipo Chinois (meu caso) sugiro colocar em uma peneira funda. Forrada com filtros de café abertos, sem deixar nenhuma parte aberta. Colocar sobre uma panela ou tigela. Deixe escorrer por pelo menos 12 horas. Veja o ponto. O iogurte deve estar bem espesso.

Calda de  frutas vermelhas

Numa panela, coloque a framboesa e a água. Quando ferver, acrescente o açúcar e cozinhe por mais 10 minutos (eu pulei esta parte. Coloquei as ameixas com açúcar e a água e deixei ferver uns 5 minutos e acrescentei os morangos). Dissolva a maisena em um pouco de água fria e adicione à panela. Ferva por mais 5 minutos, mexendo. Deixe esfriar. Junte as frutas restantes e leve à geladeira.

 

 

Nenhum comentário: