quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bolo de pêras carameladas para um gostoso encontro familiar




Minha cunhada sempre dá um pulinho aqui. Suas visitas são sempre regadas a boas conversas, muitas risadas e, principalmente, muita comida! E eu que adoro fazer sobremesas, não poderia deixar a passar a oportunidade de usar umas pêras já quase murchando na fruteira. Comprei com a promessa do feirante de que elas ficariam ótimas em 3 dias, molinhas... Não ficaram, tentei comer, mas não deu. Resolvi esperar mais uns dias e, nada! Continuaram assim. Então, lembrei-me de que havia feito um bolo de pêras uns meses atrás e tinha ficado muito bom. Resgatei a receita e mandei bala! A única diferença é que da outra vez a frutas estavam suculentas, então o caramelo tinha mais líquido, de qualquer forma, cozinhando as pêras um pouquinho mais, consegui deixá-las com uma textura e sabor ótimos! O bolo não durou quase nada!



BOLO DE PÊRAS

Pêras carameladas:
6 pêras maduras (usei 5)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de açúcar demerara
6 colheres de sopa de leite integral
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de suco de limão

Massa:
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300 g de açúcar refinado
3 ovos em temperatura ambiente
2 colheres de café de essência de baunilha
230 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1/2 xícara de chá de leite integral
manteiga para untar
farinha para polvilhar

Preparação:
Ligue o forno a 190º. Unte uma fôrma redonda, 24cm dediâmetro com manteiga e forre o fundo com papel manteiga, passe manteiga no papel e enfarinhe a fôrma.

Corte as pêras em quatro e leve ao fogo para caramelizar com a manteiga e o açúcar demerara. Deixe até dourar, virando as frutas de vez em quando. Acrescente o leite, vire as pêras. Espalhe o suco de limão. Mexa de novo. Deixe até que as frutas estejam cozidas.
Arrume  as pêras caramelizadas no fundo da forma e polvilhe com a canela.
Reserve.

Massa:
Bata a manteiga até virar um creme, junte o açúcar bata mais um pouco, até virar um creme claro e fofo, acrescente os ovos um a um, batendo bem a cada adição, junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte a farinha, o fermento e o leite até a mistura ficar homogênea. Despeje na fôrma, por cima das pêras. Dê uma batidinha na fôrma para assentar melhor a massa.
Leve ao forno por cerca de 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por cerdca de 20 minutos e desenforme. Sirva morno com uma bola de sorvete de macadâmia ou baunilha.

Nenhum comentário: