quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cantoria em Itu e bolo de maçã sem gordura!

Eis que no sábado passado fui com o Lira D'Orfeu fazer um concerto em Itu, no iterior de São Paulo. Cidade das mais acolhedoras e cheias de história. 
Para acompanhar o lanchinho da tarde, preparado com muito carinho pela Fátima, produtora do grupo, fiz um bolinho pensando no Edilson, diretor do grupo, que não pode comer gordura. Não que eu deva! HAHAHA! 
Pesquisei no Google e encontrei no Dia de Domingas um bolo de maçãs sem manteiga, margarina ou óleo.
Fiz o bolo sem a canela e com maçãs gala, ficou muito bom! 
A foto que eu tirei ficou tão sem graça que eu achei melhor nem postar. Ainda apanho horrores das fotos. Além de rolar uma preguicinha. Melhor olhar a foto da Andrea.
Imagino que com canela ele deve ficar ainda mais saboroso. Adoro maçã com canela! Depois do lanche saboroso, fizemos o concerto para a casa cheia! 
Comemos o famoso filé à Parmigiana no Bar do Alemão com um chope de primeiríssima e minha Itubaína, e voltamos para Sampa.


Dia gostoso em companhia de gente querida! Não tem melhor!


P.S.: Eu tenho uma geléia de Cabernet Sauvignon que ganhei da cunhada. Passei a geléia no bolo, aqueci de leve no microondas e juntei uma colher de sopa de Nata do Rio Grande do Sul. Ficou um espetáculo! Sou gorda???


Segue a receita da Andrea:


BOLO TURCO DE MAÇÃS
Fonte: Chefkoch

Ingredientes:
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar (ou menos)
4 ou 5 maçãs
2 1/2 colheres de chá de fermento químico
2 pacotinhos de açúcar baunilhado (2 colheres de sopa)
1 colher de chá de canela em pó
3 ovos
um pouquinho de leite
suco de limão

Cobertura(opcional):
açúcar de confeiteiro
suco de limão

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Descasque as maçãs, tire os miolos e corte-as em cubos. Pingue um pouco de suco de limão sobre as maçãs e misture. Reserve. Misture a farinha, o fermento e a canela e reserve.
Num recipiente, bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até formar uma espuma clara. Juntar a mistura da farinha e bater até formar uma massa homogênea. Agora pingue um pouquinho de leite, mas não exagere! Misture os cubinhos de maçãs e envolva bem. Coloque tudo numa forma untada (usei uma de 22 cm com buraco no meio) e asse por cerca de 40 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Cobertura: misture o açúcar de confeiteiro com um pouco de suco de limão, formando uma pasta grossa. Derrame sobre o bolo ainda morno.

2 comentários:

Mahrian disse...

Sarah querida, é a Mahrian do Wishmade...Nossa amada, vou ter que fazer esse bolinho de maçã sem gordura!!!!! Nossa, que tudo! Amei! Querida, nosso sorteinho está chegando ao fim... Contamos com sua ajudinha pra divulgar nesses últimos diazinhos... E Sarah, vc precisa pro bem geral da nação colocar mas receitinhas divinas como esta aqui pra gente...kkk...Ameeeeeiii!!!...Mil bjkas carinhosas, Mahrian

Sarah Abreu disse...

Oi, Mahrian! Faça sim! Fica ótimo. Úmido e cheio de fruta. Deve ficar bom com pêras também!

Pode deixar que divulgarei o sorteio, que, aliás, me surpreendeu quanto ao número de participantes!

Estou com o tempo meio curto para postar receitas e mesmo para testar novas! meu projeto 500 (100! He, he!) Cookies está abandonado! Mas voltarei em breve a postar!

Vamos repetir esta parceria! Adorei!

um beijão!!!
Sarah