segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Já é dezembro!!!



Nossa! Abandonei meu pobre blog! Tanto o que fazer, que nem tinha me dado conta de que já é dezembro. Vai me dando uma aflição ver milhares de lampadinhas piscantes por aí. Não, aqui em casa não tem lampadinhas, não sou fã. Talvez quando houver crianças, mas ainda demora. Nos últimos meses minhas incursões culinárias enveredaram pelo mundo dos brownies e na tentativa de melhorar minha receita de brigadeiro para fins comerciais. Tem dado muito certo, apesar de que raramente dá tempo de fotografar, e às vezes eu me esqueço mesmo.

Musicalmente foi um semestre rico. As aulas de canto erudito estão começando, vejam bem, começando, a querer dar resultado. Mas ainda estou incerta sobre levar adiante uma carreira erudita. Assunto pra novela mexicana!

Sobre a produção de doces, vou postar a receita do bolo que fiz pro meu aniversário, que há muitos anos não comemorava com outras pessoas que não fossem o marido e foi a segunda vez na minha vida que fiz um bolo de aniversário pra mim. Desta vez  a comemoração foi num ensaio, e teve "Parabéns pra você" afinado!!! A foto ficou horrorosa, mas o bolo ficou sensacional!

Usei a receitinha deste blog: Technicolor Kitchen. Sou super fã da Patrícia. Ela é secretária, como fui durante anos, e também adora cozinha, especialmente os doces. Muito em comum!

Segue a receita com minhas alterações:

Bolo de Coca-Cola e chocolate com recheio e cobertura de coco e amêndoa

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
42g de chocolate amargo picado – usei 72% de cacau
2/3 xícara (160ml) de buttermilk*
3 ovos
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) de óleo – use um que não tenha sabor marcante, como o de canola
1 ½ colheres (chá) de baunilha
2 xícaras (400g) de açúcar
2 ¾ xícaras de farinha especial para bolos (cake flour)**
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de canela em pó
2/3 xícara (160ml) de Coca-Cola

Recheio/cobertura:1 xícara (90g) de coco em flocos adoçado – usei coco ralado comum
1 xícara (112g) de amêndoas em lâminas
2 latas (395g cada) de leite condensado

Para o bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte três formas redondas de 22cm com manteiga ou cooking spray; forre o fundo de cada forma com papel manteiga e unte o papel também.

Leve o chocolate e o buttermilk juntos ao banho-maria e aqueça, mexendo com freqüência, até que o chocolate derreta (aprox. 7 minutos); não deixe o buttermilk ferver ou pode talhar. Retire do fogo e misture bem até obter um líquido homogêneo.

Na tigela grande da batedeira, bata ligeiramente os ovos. Acrescente o óleo e a baunilha, bata, e vá adicionando gradualmente o açúcar, até incorporar bem. Junte a mistura de chocolate e bata até homogeneizar tudo.

Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e a canela. Em duas ou três adições, batendo bem entre uma e outra e alternando ingredientes secos e líquidos, coloque a mistura peneirada e a coca-cola na massa de bolo. Divida-a entre as três assadeiras preparadas.

Asse por aproximadamente 25 minutos (os meus bolos assaram por 35) e faça o teste do palito. Retire do forno e deixe os bolos esfriarem nas formas por 10 minutos; depois disso, inverta-os sobre gradinhas para que esfriem completamente, por pelo menos 1 hora.

Agora, faça o recheio/cobertura: pré-aqueça o forno a 175ºC. Espalhe o coco numa assadeira, numa camada homogênea. Leve ao forno por 5-7 minutos, dando uma sacudida na assadeira na metade do tempo, até que o coco comece a dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Repita o processo com as amêndoas e deixe o forno aceso.

Coloque o leite condensado em um refratário, cubra firmemente com papel alumínio e leve ao forno, em banho-maria, por 2 horas, mexendo umas duas vezes durante o cozimento, até o leite condensado ficar com cor de caramelo. Sempre remova o papel alumínio com cuidado, pois o vapor pode causa queimaduras.
Transfira o leite caramelizado para uma tigela e misture bem. Junte o coco e as amêndoas (eu reservei um pouquinho pra polvilhar o bolo). Deixe esfriar um pouco, cubra com filme PVC, pressionando-o diretamente sobre o creme e leve à geladeira para que esfrie completamente, mas sem firmar demais (1 a 1 hora e meia).

Para montar: coloque um dos bolos em um prato ou suporte, com o lado plano para cima. Cubra com ¾ xícara de recheio, espalhando bem. Faça o mesmo com o segundo bolo e mais ¾ xícara de recheio. Finalize com o último bolo e cubra com o restante da mistura de doce de leite, deixando escorrer pelos lados.

Leve o bolo à geladeira, descoberto, por pelo menos 1 hora, até que a cobertura firme. Cubra então com uma tigela invertida até a hora de servir. Isso vai impedir que o bolo resseque e que a se forme uma crostinha na cobertura. Refrigerar o bolo também torna mais fácil a tarefa de cortá-lo; ao fazê-lo, use uma faca serrilhada, se possível mergulhada em água quente – este bolo é extremamente fofinho!

* aqui não temos buttermilk, então substituí da seguinte maneira: coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco numa xícara medidora (240ml) e complete com leite. Reserve por 5 minutos e utilize.

** a mesma coisa ocorre com farinha de trigo especial para bolos, por isso usei 7/8 xícara de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) de maisena para cada xícara de cake flour.

Rend.: 16-20 porções

Minhas alterações: acrescentei aproximadamente meia xícara de farinha de trigo e meia xícara de aveia em flocos porque achei que a massa tinha ficado muito molinha e substituí as amêndoas pelo dobro da quantidade de nozes levemente tostadas no forno e picadas grosseiramente. Assei em uma forma de 24cm x 8cm e cortei em três fatias. Fazer em três assadeiras ou em duas como na sugestão da receita acima, é bem mais fácil e menos arriscado, porque o bolo é bem macio. E também preferi cobrir com Chantili (500ml de creme de leite fresco beeeem gelado batido na batederia em velcidade alta com 3 colheres de sopa cheias de açúcar refinado até dar ponto de pico).

3 comentários:

Julia @Mélanger disse...

Wow, what a great looking cake. But it's make with Coca Cola?? :)

Sarah Abreu disse...

Hi! Thank you! I'm so sorry for taking this long to answer! I keep forgetting to check on comments! Yes, there is coca cola, but not too much and you can replace it by any other soda. I might try it with sparkling water some time... You can find this recipe in English here: http://technicolorkitcheninenglish.blogspot.com/2008/04/chocolate-cola-cake-with-toasted.html, I love Patricia's blog! I changed the recipe a bit. I prefer nuts and chantilly, so I made this little change and I also put 1/2 cup of oat meal flakes.

Thanks for visiting!

Sarah Abreu disse...

Oh! By the way, I love your ecipes and pictures! Your blog is amazing!